Imagem HPB

Hiperplasia Prostática Benigna

O aumento benigno da próstata inicia-se por volta dos 40 anos de idade e é identificado em até 80% dos homens idosos. Porém nem todos apresentarão sintomas do seu crescimento. Cerca de 30-60% dos homens acima de 60 anos se queixarão de algum sintoma obstrutivo. Importante colocar que a hiperplasia prostática benigna (HPB) não tem relação com o câncer de próstata.

A doença pode-se apresentar através de diversos sintomas, dentre os quais a diminuição do jato urinário, a necessidade de acordar várias vezes para ir ao banheiro, aumento da frequência urinária são as mais encontradas. Quando nos deparamos com sangramento, piora da função do rim, cálculos na bexiga e infecções de urina, estamos frente doenças possivelmente avançadas e que necessitam de atenção maior e, as vezes, atuação mais enérgica.

Vários são os exames que podem ser necessários na investigação dessa doença – ultrassonografia de próstata e aparelho urinário, urofluxometria, estudo urodinâmico, PSA e função renal, exames de urina, entre outros.

A classificação da doença em níveis de gravidade nos ajuda a guiar os diversos tipos de tratamento, entre eles, modificação dos hábitos de vida, medicações orais e diversos tipos de cirurgias (endoscópica, cirurgia convencional aberta, laparoscópica e robótica).