O que é hipospádia?
Hipospádia é o termo médico para um tipo de defeito de nascimento que afeta o pênis. Nos meninos nascidos com esse defeito de nascença, o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do corpo, chamado de “uretra”, não se forma normalmente. Como resultado, o orifício pelo qual a urina sai – chamada de “meato uretral” – está no lugar errado.
Em um pênis normal, a abertura da uretra (o orifício) fica na ponta do pênis. Em um pênis com hipospádia, o buraco pode estar próximo à ponta, em algum lugar ao longo da haste do pênis ou abaixo dos testículos (em casos graves). A hipospádia pode fazer com que a urina flua em uma direção incomum. Meninos com hipospádia grave que não foram corrigidos podem ter que se sentar para urinar.
Hipospádias graves também podem prejudicar a capacidade de um menino engravidar uma mulher quando ele crescer. Isso porque hipospádias graves podem afetar a ereção do pênis e dificultar a ejaculação na vagina.
Meninos nascidos com hipospádia às vezes também têm um testículo não descido.
Vou precisar fazer algum exame?
Talvez. Se o seu filho tiver hipospádia, a equipe de saúde provavelmente a encontrou durante o exame realizado logo após o nascimento. Às vezes, depois de encontrar hipospádia, os médicos solicitam exames de sangue para descobrir se a causa é um problema relacionado a hormônios ou genes. Às vezes, eles também solicitam um exame de ultra-som, se não conseguirem localizar os testículos. O ultrassom pode mostrar onde estão os testículos e se parecem normais.
Como a hipospádia é tratada?
O tratamento nem sempre é necessário. Meninos com hipospádia leve geralmente podem urinar normalmente, embora seu fluxo de urina possa apontar em uma direção diferente da de outros meninos. Meninos com hipospádia leve também costumam fazer sexo normalmente quando crescem. Em meninos com hipospádia mais grave, o tratamento principal é a cirurgia para criar uma nova uretra que tem uma abertura no lugar certo. Essa cirurgia geralmente é feita quando o menino tem cerca de 6 meses de idade. Alguns meninos precisam de mais de uma cirurgia para reparar a hipospádia. Em meninos que podem precisar de cirurgia, é uma boa ideia adiar a circuncisão. Dessa forma, os cirurgiões podem usar a pele que normalmente seria removida durante uma circuncisão para reconstruir partes do pênis.