Câncer de Rim
O câncer de rim representa de 2 a 3% de todos os cânceres. Apresenta maior incidência nos países ocidentais e em indivíduos entre 60 e 70 anos de idade. Fatores de risco para desenvolvimento da doença são: tabagismo, obesidade e hipertensão, além de história familiar de câncer de rim.
No passado a apresentação mais frequente da doença se dava por hematúria e/ou dor flanco e/ou massa abdominal palpável. Essa apresentação se dava muitas vezes em casos de doença avançada e não passível de cura. Com o advento e disseminação da ultrassonografia e tomografia computadorizada o achado de incidentalomas (tumores identificados incidentalmente) aumentou significativamente, respondendo hoje por mais de 60% dos casos. O aumento do diagnóstico incidental permitiu que se identificasse tumores menores e em estágios mais precoces e consequentemente com melhores taxas de cura do câncer renal.
A cirurgia é o principal tratamento do câncer renal, podendo constar da retirada parcial ou total do rim por via aberta ou minimamente invasiva. Até mesmo alguns casos de doença metastática têm benefício na retirada do rim como ação citoredutora tumoral.