Imagem Criptorquidia

Criptorquidia

O desenvolvimento dos testículos acontece dentro do abdome, e, ao longo do terceiro trimestre de gestação, ambos percorrem um caminho até o escroto, passando pelo canal inguinal, onde se fixam. Quando um ou os dois testículos não se encontram na localização correta, chamamos de criptorquidia (testículos não descidos).

Logo após o nascimento podemos determinar a alteração com uma simples palpação do escroto. Caso algum dos testículos não se encontra na posição habitual, deve se procurar em localização mais alta, inclusive no canal inguinal. Em alguns casos o testículo se encontra ainda dentro do abdome, nesse caso não conseguimos identificar no exame físico.

Na grande maioria dos casos, há grande chance de descida até seis meses de idade, logo aguardamos essa época para tomar alguma decisão.

O tratamento é iminentemente cirúrgico. A depender da altura do testículo podemos fazer uma abordagem local (região inguinal e escrotal), ou nos casos mais altos, onde o testículo se encontra ainda na cavidade abdominal, optar por uma cirurgia em 2 tempos – a primeira sendo minimante invasiva, através de laparoscopia, e a segunda fixando o testículo no escroto.

Pacientes que não tratam a criptorquidia até 2 anos de idade, apresentam maior chance de infertilidade e câncer de testículo no futuro.