Refluxo Vésico Ureteral | RVU
A doença do refluxo vésico-ureteral é uma condição anormal em que a urina armazenada na bexiga retorna para o ureter devido a uma deficiência na junção dessas estruturas. É dividida em graus a depender da gravidade.
Acomete principalmente meninos até os 6 meses sendo ultrapassado pelo sexo feminino após essa idade. Pode ser uni ou bilateral.
O refluxo de urina por si só não gera grandes problemas. Entretanto, bactérias podem alcançar o rim e causar infecções graves (pielonefrite), determinando cicatrizes e fibroses no parênquima renal, reduzindo, em última análise, a função renal. Em casos graves e dramáticos de RVU bilateral e infecções de repetição pode se ter a perda completa da função renal, sendo necessária alguma terapia de substituição (diálise/transplante).
A chave do tratamento é a prevenção de infecções e perda do parênquima renal. O tratamento é baseado principalmente na idade, sexo, sintomas (infecções) grau e comorbidades do paciente. Dentre o arsenal, lançamos mão de antibióticos, cirurgias endoscópicas, cirurgias laparoscópicas e cirurgias abertas. Existe uma grande gama de técnicas cirúrgicas e a decisão passa pela expertise do cirurgião.